Frase do dia: "Não te esqueças que os estranhos são amigos que ainda não conheces." (Abraham Lincoln)

Como os filhos veem os pais

Às vezes você acha que seus pais não te entendem, você já tentou se botar no lugar deles? Os pais às vezes se comportam de jeitos estranhos. Quando nos somos pequenos eles sempre exaltam a limpeza e o capricho em estar arrumado, e quando estamos grandes e nos vêem enfrente a um espelho nos chamam de frescos. Não a como entender!

Ficam furiosos por estarmos ficando independente de mais, em outro instante estão nervosos por estarmos grudados e não somos independentes. Difícil também em!

Zomba-te na frente de amigos, entra em sua vida particular (sem sua permissão), fazendo sua vida ser mais difícil do que ela aprece ser. Às vezes nãos e dão conta que os filhos têm seus próprios sentimentos, metas e sonhos.

Sim, eles dão conta mais a tanta preocupação em trabalhar, pagar as contas, cuidar da casa, que a realidade de você ser uma pessoa com sonhos, capacidade de pensar por si próprio, a ter sentimentos, às vezes fica em segundo plano. Quando chegam à adolescência os pais se deparam com outra realidade, os filhos começam a namorar, a fazer exportes, a saírem em excursões, a trabalhar, etc.

Devem ver que eles também passaram por tudo isso mais com uma diferença não como pais mais sim como adolescentes. Eles vêem o que esta acontecendo e se sente na obrigação de ajudar a orientar. Também tem que ver que só o fato deles conviverem como o estilo de vestir, as músicas e os costumes é muito difícil, quando não frustrantes.

Assim os pais tomam o lugar de pais sem estarem preparados como deviam. Muitos pais arrastam consigo um lastro de problemas de sua própria infância e juventude; problemas que às vezes se remontam a várias gerações atrás, dentro da tradição da família. Têm todo tipo de temores. Estão inseguros de suas próprias idéias e valores e possivelmente ainda não têm realizado um projeto de vida que os satisfaça totalmente.

Para alguns pais, ao dar-se conta de que seus filhos estão crescendo também os faz perceberem de que estão envelhecendo, de que a vida passa com rapidez; tem que enfrentar a triste realidade de que os anos passam velozmente e ainda não tem alcançado o objetivo que se haviam proposto na vida, e que possivelmente já não poderão alcançar. Esse sentimento de frustração pode conduzir os pais a uma ambição muito comum: tratar de conseguir por seu intermédio tudo o que para eles foram sonhos impossíveis. E isto pode chegar a ser uma verdadeira fonte de problemas.

Assim, pois, deve enfrentar a realidade: ainda que seja um filho modelo, um adolescente perfeito, seus pais continuarão vendo problemas em você, enfrentando-o quase todo o tempo. Não importa o que terá de fazer para agradá-los, não importa o muito que se esforce em tratar de ser um paradigma de adolescente, seus pais seguirão pensando que seus anos de adolescência são os mais difíceis que eles tem tido que enfrentar.

Ai galera na próxima vez irei falar sobre “COMO OS PAIS VEEM OS FILHOS”, um grande abraço!

Diego Sant'Anna,
Valença - RJ

Comentários: 0