Frase do dia: "Não te esqueças que os estranhos são amigos que ainda não conheces." (Abraham Lincoln)

Conhecendo o HD


Não é necessário ser “expert” em informática ou coisa parecida pra saber o que é “Disco Rígido”, popularmente conhecido como HD (Hard Disk). É ele que guarda todos os seus dados, desde os principais arquivos, como os do sistema usado, até os pessoais, como músicas, documentos de texto, vídeos, etc. Sua característica que difere da memória Ram, é o fato de que os dados gravados não são perdidos quando o computador é desligado, ou seja, o HD é uma memória não-volátil.

Os dados são gravados e lidos em alta velocidade. Mais para falar sobre sua velocidade, devo comentar antes sobre como esses arquivos são gravados. Os discos são recobertos por uma fina camada magnética, e quanto mais fina, mais rápida será a densidade da gravação. O Disco Rígido possui uma agulha, mais conhecida como a “cabeça”, que é responsável pela leitura e gravação, funciona como um íma, onde é constituído por uma pequena bobina.

Sua velocidade é constante desde que é ligado, mais varia de acordo com a necessidade de leitura e gravação. Por exemplo, se abrir um arquivo de texto, de mais ou menos 10 Kb, seu HD irá fazer uma rápida rotação e voltará a velocidade ociosa. Se executar um filme, de mais ou menos 700 Mb, o disco irá girar muito rápido, e sua velocidade será constante, e é medida em Rotações por Minutos ou simplesmente RPM. Os discos rígidos tradicionalmente rodavam a 3.600 RPM. Atualmente os discos rígidos rodam a 4.800 RPM, 7.200 RPM ou mais. Calculei, transformando os minutos em segundos, e o disco roda aproximadamente 83 a 120 rotações por segundos. Supondo que essa velocidade seja usada em um automóvel, chegaria em média aos 600, 700 Km/h.

Para finalizar, a capacidade do HD atualmente varia de 10 a 500 Gb. Nem queira lembrar-se de antigamente, que variava de 1 a 30 Mb. Após alguns anos, chegava a 10 Gb. Pouco mais de 2 anos atrás, os maiores eram os de 40 e 80 Gb, sem comparação aos dias de hoje, com capacidade de até 2 TB (TeraBytes).

Andei lendo em alguns sites, e selecionei alguns links que talvez gostem:


http://www.recoverylab.com.br/evolucao.htm

http://palazzo.pro.br/disco.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_r%C3%ADgido

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Internacional_de_Unidades

Charles Batista,
Goiânia - GO

Comentários: 0