Frase do dia: "Não te esqueças que os estranhos são amigos que ainda não conheces." (Abraham Lincoln)

Adolescentes vs Vestibular


Olá, hoje o assunto é serio ADOLESCENTES X VESTIBULAR, o grande monstro da vida de alguém, será que eu vou passar será que consigo? Tudo do depende de nós mesmo, somos capazes de tudo quando acreditamos que somo.

Ser adolescente não é tarefa fácil, porém, na época que antecede o vestibular, ela se torna particularmente difícil, parecendo uma sobrecarga, uma barreira intransponível. Há todo um complexo jogo de papéis, ou seja, o papel que o adolescente desempenha atualmente, o papel que ele virá a desempenhar caso passe no vestibular e possa ingressar na carreira escolhida, o papel que ele terá que enfrentar caso não passe nesse vestibular e o pior deles: o papel de quem ainda nem ao menos sabe que carreira escolher. Para um adolescente, a definição do futuro não é somente definir o que fazer, mas definir quem ser. Ter que se definir em termos de ideologia, religião, ética, identidade sexual e identidade profissional, nessa época da vida onde já ocorrem tantas mudanças até em termos físicos, não é fácil.

Mesmo os adolescentes que estudaram com afinco chegam ao vestibular se sentindo incapazes. Como lidar com isso? Os pais precisam entender que a adolescência é um período de crise, transição, adaptação e ajustamento, e, mais uma vez, a resposta é o amor. O adolescente precisa se sentir amado e carece de apoio e segurança. Além disso, a orientação vocacional não pode basear-se única e exclusivamente nas profissões da moda, carreiras que dão status ou títulos, nem mesmo em seguir a carreira do pai pode ser a saída.

O adolescente de algum modo tenta acertar, e, se não está conseguindo, mesmo que pareça não se importar, está se sentindo inseguro e acuado. É nesse momento que ele mais precisa de alguém que saiba ao mesmo tempo ser firme, porém carinhoso e solidário.

Não vamos pressionar de mais os nossos jovens cada um tem que andar no seu ritmo cada um tem o seu próprio tempo, limitações e capacidades.

Forte abraço, e até o próximo post! ;)

Diego Sant’Anna,
Valença - RJ

Comentários: 0