Frase do dia: "Não te esqueças que os estranhos são amigos que ainda não conheces." (Abraham Lincoln)

Como funciona o pendriver



O pen drive, uma tecnologia que está nas mãos de muitas pessoas, é bastante útil no dia-a-dia, principalmente pra aqueles que necessitam de levar seus trabalhos da faculdade, ou mesmo, técnicos na área da informática, que guardam seus principais aplicativos para manutenção dos micros.

O que faz o pen drive tão famoso é sua capacidade de armazenamento e o não uso de energia, e além do mais, grava seus dados, deixando-os seguros e estáveis. Essa tecnologia é um pouco parecida com a dos celulares, que, por exemplo, gravam hora e data, mais se por acaso sua bateria é retirada, os dados são perdidos da memória. Pelo contrário, se nada acontecer com o Pen Drive, os dados sempre permanecerão lá, intactos.

"Os pendrives também são conhecidos por USB Flash Drives, pois utilizam uma memória flash como modo de armazenamento. Uma das vantagens desse tipo de memória para as demais é o fato de ela ser eletrônica e não magnética – como eram os disquetes -, dessa maneira os dados gravados dificilmente se perdem caso haja interferências de campos magnéticos.

Simplificando, os pendrives possuem um chip gravável e regravável e o processo de armazenamento se dá por meio de elétrons que ao receberem carga positiva se tornam um número 1 e, ao perder em carga, se transformam em 0. É o famoso código binário em ação. Além de ser seguro, pequeno e fácil de usar, outro fator que faz dos pendrives verdadeiros sucessos de venda é a possibilidade de encontrar modelos muito loucos." (FONTE: BAIXAKI)

Charles Batista,
Goiânia - GO

Comentários: 0