Frase do dia: "Não te esqueças que os estranhos são amigos que ainda não conheces." (Abraham Lincoln)

Top 10: coisas que você precisa saber sobre a wikipédia


1. Não está a venda

Se você acredita que a Wikipédia possa ser comprada por algum gigante da internet, não se preocupe. A Wikipédia é gerida pela Wikimedia Foundation, uma organização sem fins lucrativos sediada em São Francisco (Califórnia) – Estados Unidos. É sustentada por doações e para trazer o conhecimento livre ao planeta inteiro.

2. O trabalho pertence a todo mundo

A Wikipédia, a exemplo do GNU/Linux e do Mozilla Firefox, eliminou as limitações das leis de copyright tradicional. Adota o que é conhecido como “uma licença de conteúdo livre”: todo texto e imagens produzidos pelo susuários estão e permanecerão sempre livres para que qualquer um os copie, modifique e redistribua. Faça o favor de creditar os contribuidores e que você não imponha limitações novas ao trabalho ou a nenhuma melhoria a ser feita posteriormente. 3. Fala-se javanês

…e cerca de 265 outras línguas. É bem verdade que somente cerca de 80 destas versões da Wikipédia possuem atualmente mais de 10 000 artigos, mas isso não significa que não procuremos desenvolver todas. A Wikimedia Foundation é auxiliada por uma crescente rede de organizações independentes já em sete países. São organizações que ajuda a aumentar a popularidade da Wikipédia em um nível local. Em muitos países, a Wikipédia é um dos 10 websites mais acessados

4. Você simplesmente não pode mudar qualquer coisa na Wikipédia
…você pode apenas adicionar informações e acrescentar conhecimento. A Wikipédia é um banco de dados com memória eterna. Um artigo que você lê hoje é apenas a versão atual: os artigos são dinâmicos e mudam conforme uma nova informação é acrescida; no entanto, mantemos sempre o registro das versões anteriores. Isso nos dá a opção de resgatar uma versão anterior e reverter mudanças inapropriadas. Como leitor, você poderá sempre citar uma versão específica de um artigo lido. Para tanto basta clicar em “Link permanente” na lateral esquerda da página e utilizar a URL apresentada, assim a sua citação levará a uma página sem alteração de conteúdo.

5. Qualidade de conteúdo

A Wikipédia possui uma complexa relação de políticas e processos de controle de qualidade. Editores monitoram as modificações assim que elas acontecem, monitoram, também, tópicos específicos de seu conhecimento, as contribuições de um usuário, marcam artigos com problemas para que outros editores trabalhem neles, e discutem a pertinência de cada artigo e a sua permanência ou não na Wikipédia. Artigos com problemas são propostos para eliminação e os melhores são destacados na página principal. “WikiProjetos” focam o desenvolvimento de artigos em uma determinada área de conhecimento.

6. Não precisa acreditar na Wikipédia

É próprio de um trabalho dinâmico, como a Wikipédia, que enquanto alguns artigos sejam de qualidade extremamente superior, outros sejam incompletos e mal desenvolvidos. Isso é conhecido e admitido. Tenta-se sempre manter um nível elevado nos artigos, é claro, e encontrar maneiras de deixar o leitor a par do nível em que cada artigo se encontra. Mesmo no seu melhor, a Wikipédia, tal qual uma enciclopédia, não é uma fonte primária, e possui limitações. Pedimos que você não condene a Wikipédia, mas que a use compreendendo o que ela é e representa.

7. A Wikipédia não está sozinha
A Wikipédia é parte de um crescente movimento pelo conhecimento livre que começa a permear a ciência e a educação. A Wikimedia Foundation opera diretamente oito projetos-irmãos: o Wikicionário (dicionário universal de conteúdo livre), Wikisource (a biblioteca livre), o Wikimedia Commons (o repositório global de mais de um milhão de imagens, vídeos e arquivos de áudio), Wikilivros (uma coleção de livros didáticos e manuais livres), Wikiversidade (a universidade livre), Wikinotícias (portal de notícias), Wikiquote (a coletânea de citações) e o Wikispecies (diretório livre da vida). Tal qual a própria Wikipédia, todos estes projetos possuem licença livre e são abertos a contribuições.

8. A Wikipédia é apenas um compilador

Os artigos da Wikipédia não são assinados e os contribuidores são voluntários. Se você diz ser um professor formado, use seu nome real ou, se preferir, permaneça no anonimato, suas edições e argumentos serão julgados por seus méritos. Pedimos que as fontes sejam citadas para embasar contestações e não permitimos que conclusões e opiniões pessoais sejam inseridas em artigos. Os editores devem manter um ponto de vista neutro; eles podem somente mencionar opiniões relevantes que possam ser confirmadas por fontes fiáveis.
9. A wikipédia não é uma ditadora

A Wikimedia Foundation é coordenada por um Conselho de Diretores. O Conselho e a Wikimedia Foundation não cuidam de problemas editoriais e os projetos coordenam-se por consenso de seus próprios usuários. O fundador da Wikimedia, Jimmy Wales, eventualmente atua como árbitro em questões mais relevantes a respeito, principalmente, da Wikipédia anglófona, no entanto, sua influência é baseada em respeito, não poder. Esta influência só tem efeito em comunidades onde não é reprimida. A Wikipédia é transparente e autocrítica; controvérsias são debatidas abertamente e são documentadas na própria Wikipédia.

10. Está para ficar

Uma mensagem dos administradores da wikipédia: “Queremos que a Wikipédia permaneça por centenas de anos e, se possível, torne-se algo ainda mais significativo. Tudo na Wikipédia foi imaginado para caminharmos nesse sentido: nosso licenciamento de conteúdo, nossa organização e governança, nosso foco na internacionalização, nossa estratégia de levantamento de fundos, o uso de software de código livre e nossa incansável busca pelo cumprimento da nossa visão. Imaginamos um mundo em que cada ser humano possa livremente compartilhar a soma de todo o conhecimento do mundo. Este é o nosso compromisso e necessitamos da sua ajuda”.

Thiago Mauricio,
Valença-RJ

Comentários: 0